Visualizações de página na semana passada

domingo, 23 de outubro de 2011

Análise acerca do que foi dito no último post.


E ai pessoal, tudo bem? Depois do meu último post em que eu fiz uma análise de um suposto texto de uma escritora holandesa, eu fiquei curioso sobre o assunto, e fui pesquisar um pouco mais sobre o assunto. Comecei a pesquisar dados dos países que fazem parte do BRIC, por uma questão óbvia, não vou comparar um país desenvolvido com um país em desenvolvimento, então nada melhor do que pegar os 4 grandes países em desenvolvimento para isso. De início, decidi pesquisar formação de engenheiros, pois é uma área que envolve desenvolvimento de tecnologia e encontrei os seguintes dados:


(Dados referentes ao ano de 2009)
  • Brasil – 40 000 engenheiros formados por ano
  • Rússia – 190 000 engenheiros formados por ano
  • Índia – 220 000 engenheiros formados por ano
  • China – 650 000 engenheiros formados por ano
(Estes dados incluem tecnólogos, habilitações em construção civil, produção e meio ambiente)
Fonte: INEP / Capes

Agora vocês podem dizer, mas é claro que o Brasil tem menos, a população brasileira nem se compara em quantidade com a população destes outros países, realmente, então vamos fazer uma analise individual de cada país.

Brasil – 190 755 799 habitantes
Fazendo uma regrinha de três simples, temos que aproximadamente 0,021% da população brasileira se forma por ano em engenharia.

Rússia – 142 000 000 habitantes (aproximadamente)
Fazendo mais uma regrinha de três, temos que aproximadamente 0,134% da população russa se forma por ano em engenharia.

Índia – 1 210 193 422 habitantes (aproximadamente)
Mais uma regrinha de três, e temos que aproximadamente 0,018% da população indiana se forma por ano em engenharia.

China – 1 347 000 000 habitantes (aproximadamente)
Temos então que aproximadamente 0,0483% da população chinesa forma por ano em engenharia.

Agora basta dar uma rápida olhada nos resultados para vermos que o Brasil fica na frente (em quantidade) apenas da Índia, tendo menos da metade comparado com a china, e aproximadamente 7 vezes menos que a Rússia.

Além deste dado, analisei também a questão da inflação nestes países, e adivinhem o que eu encontrei?

Inflação em 2009 nos países do BRIC:

    • Brasil: 4,9%
    • Rússia: 11,7%
    • Índia: 10,9%
    • China: 0,7%
Fonte: indexmundi
Porém, apesar do Brasil ter a segunda menor inflação dentre os países do BRIC, cabe ressaltar que a Rússia vem diminuindo sua inflação gradativamente ao longo dos anos, enquanto a brasileira só tende a aumentar.

Analisando o IDH (Índice de desenvolvimento humano), temos os seguintes dados:

(Dados referentes ao ano de 2010)
    • Brasil: 0,699 (aumento de 0,006 em relação à 2009)
    • Rússia: 0719 (aumento de 0,005 em relação à 2009)
    • Índia: 0,519 (aumento de 0,004 em relação à 2009)
    • China: 0,663 (aumento de 0,008 em relação à 2009)

Entretanto, o Brasil subiu apenas duas posições no ranking, mesmo aumento da China, enquanto Rússia teve um aumento de 6 posições, e a Índia se manteve na mesma posição em relação ao ano de 2009.

Existem muitos outros dados que eu poderia ficar analisando, e comparando, porém o que eu queria mostrar é: sim, de fato existem alguns fatores positivos no Brasil, porém poucos quando comparados com os negativos. Você podem ter notado que eu não falei de saúde pública, educação a nível básico, política, nenhum dos setores mais “sujos” do Brasil (mais por falta de dados [muito devido a preguiça de procurar, afinal de contas tenho mais o que fazer]), que todos sabem como é. Então resumindo, não façam odes de louvor ao Brasil nem de ódio mortal, porém não venham me falar que eu tenho de ter um amor incondicional por este país, ou qualquer outro.

2 comentários:

  1. Ah esse postpost está muito melhor que o antigo! Pegar o número de engenheiros foi uma boa, mas analisar a produção científica de cada país daria um aspecto mais geral do desenvolvimento.

    Inflação eu não acho muito avaliador, pois as vezes manter inflação alta é estratégico, a inflação do Japão é altíssima e não é pior que o Brasil.

    ResponderExcluir
  2. O Japão não está em desenvolvimento. Já falei, compara país baixo com país baixo!

    ResponderExcluir