Visualizações de página na semana passada

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Educação e Tecnologia

     Eu sei que este pode ser um tema batido, e que todos sabem a resposta pra ele, mas não custa nada reanalizar a situação. Estive pensando em como a tecnologia realmente auxilia na educação, eu mesmo uso muito dela, apesar de não dispensar o bom e velho livro, consulto uma grande quantidade de assuntos pela internet. Porém todo esse avanço e essa enorme quantidade de conteúdos disponíveis, nem sempre é uma coisa boa, por exemplo tenho muitos conhecidos de escola que nunca terminaram de ler se quer um capitulo de um livro para fazer um trabalho, ou consultar para uma prova.
     A grande maioria dos brasileiros, prefere receber tudo mastigado sem ter que pensar nem um pouquinho sobre o que está falando, ou lendo, até mesmo sobre assuntos que eles estão dispostos a ler, eles preferem ler apenas o mínimo. E na minha visão esse é um dos grandes motivos pelo qual áreas como matemática, física, química, e qualquer outra área que exiga um pouco de esforço mental é tão desvalorizada, e tão cheia de pré-conceitos.
     Contudo apesar de todo o repúdio e desafeto pelo estudo, ainda existem alguns poucos que realmente se importam com ela, e sabem que é o melhor investimento que possa ser feito na vida de uma pessoa. Então, antes que você fale que o seu filho é vagabundo  porque copia o trabalho da internet (e ele realmente é), para pra pensar em quantas vezes você leu um jornal, ou foi ler um livro em vez de ficar assistindo televisão.
     Com todos esses fatos, podemos perceber que não foi a tecnologia que estragou a educação, e como dizem surgiu a geração do "ctrl+c ctrl+v", e sim o descaso com os estudos e com a educação que geraram a esse comportamento.

3 comentários:

  1. Mas tudo tem um objetivo, todos nós sabemos que há interesses em que a população se mantenha em sua medíocre burrice (é a mão de obra barata e desqualificada de amanhã), então é o momento em que 'cabeças' pensantes procuram uma solução... Parabéns pelo seu excelente artigo, te amo.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que os metodos de ensiono eh que estão desatualizados em relação a nossa "era moderna". As propostas dos exercícios devem levar em conta o uso da internet como ferramenta de pesquisa. Então, digamos, aquele trabalhinho de pesquisa, bla bla bla, se tornou obsoleto. O que vale, hoje mesmo, é um trabalho bem elaborado de campo que seja muito mais do que simplesmente pesquisa simples em livro, póis a mesma, não existe mais.
    E é verdade a humanidade está ficando cada vez mais burra, vide o filme IDIOCRACIA. Muito engraçado por sinal.

    ResponderExcluir
  3. Vc é o professor do earth informatica?

    ResponderExcluir