Visualizações de página na semana passada

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Hoje enquanto estava postando as matérias sobre 4G, estive pensando, em como foi rápida a evolução dos telefones móveis.
Quem conseguiria imaginar a 10 anos atrás, na época em que os celulares eram um tijolo, tanto em tamanho quanto em peso, que chegariamos onde estamos hoje.
Agora para quem não consegue lembrar desta época, vamos fazer uma retrospectiva!
Mas antes, vamos entender o que diferencia de uma geração para a outra:

 Fonte: http://paginas.fe.up.pt/~ee99207/Tecnologias/celulares/celulares.html




Primeiro celular do mundo:





Criado pela Ericsson em 1956

Primeira geração de celulares:






Segunda geração de celulares:
 
Terceira geração:
 


Iphone 3Gs
Um exemplo de aparelho 4G



Chegou o momento em que o 4G deixou de ser apenas um sonho futurista. A HTC, em parceria com a Sprint, anunciou o primeiro smartphone com conexão WiMAX. Além de prometer até 10 vezes mais velocidade que o 3G, o HTC Evo tem uma configuração impressionante, com força para enfrentar qualquer aparelho do mercado atual.

As novidades do aparelho estão em vários pontos. Começando pela conexão, a rede WiMAX está disponível nos EUA para 34 milhões de pessoas. É pouco perto do tamanho do país, mas a Sprint promete atingir 120 milhões de americanos até o final do ano. Como aparelho, uma das maiores sacadas do HTC Evo é que ele pode ser usado como um hotspot de conexão para até oito eletrônicos.
E a Sprint não quis entrar no mundo do 4G com um celular qualquer. A escolha do Evo não foi em vão. Com uma enorme tela de 4,3 polegadas com resolução de 480 por 800 pixels, o modelo ainda conta com processador Snapdragon de 1 GHz, câmera de 8 megapixels, uma câmera frontal de 1,3 MP e até uma saída HDMI, já que há uma ênfase em transmissão de vídeos em HD.

Outra grande novidade no aparelho é o sistema operacional Android em sua versão 2.1 e redesenhado com a interface HTC Sense. Esse é o primeiro aparelho a contar com a última versão do sistema já modificada. Para quem usou o Sense, a solução é muito bem resolvida e quem já mexeu com a novidade lá fora diz que a combinação de velocidade e sistema é impressionante.
Curiosamente, o formato do celular é mais quadrado, para poder encaixar a enorme tela de 4,3 polegadas. Ainda não há informação de preço, mas a Sprint jura que ele sairá durante o verão americano, ou seja, no meio do ano. Por aqui, não há previsão alguma de chegada, já que nem a tecnologia 4G está disponível, por enquanto.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/gadgets/smartphones/conheca-o-htc-evo-o-primeiro-celular-4g/
Um pouco sobre o 4G

A quarta geração de telefones celulares ainda está em desenvolvimento, mas promete velocidades de transmissão bastante superiores aos celulares 3G: entre 20 e 40 megabits. Os celulares 4G de vem começar a ser usados no Japão por volta de 2007, (só Deus sabe quando chegarão por aqui :-). O 4G aumentará ainda mais o potencial dos celulares como plataforma de entretenimento, além de tornar a transmissão de dados mais barata em relação aos padrões anteriores.
O maior problema do 4G é que a banda disponível é compartilhada entre todos os celulares dentro da área de cobertura da mesma torre de transmissão. Como as torres são muito mais caras qu um ponto de acesso wireless, o padrão 4G acaba sendo uma tecnologia ainda muito cara para a transmissão de grandes quantidades de dados, o que deve dificultar sua adoção. As redes wireless são uma alternativa barata e cada vez mais popular como forma de acesso público (no sentido de estar disponível para o público em geral, não necessariamente no sentido de ser gratuito) à Internet.

Fonte: http://www.guiadohardware.net/termos/4g